Educação Continuada

CRMV-MG disponibiliza desconto exclusivo para o CBA 2024

Nota Técnica

CRMV-MG emite Nota sobre realização da Stock Car em Belo Horizonte

Programa Capacita

CRMV-MG desenvolve programa destinado a capacitar profissionais

Valorize Vet

CRMV-MG e SEBRAE-MG promovem evento sobre impulsionamento de clínicas veterinárias

V&Zcast, o Podcast do CRMV-MG

CRMV-MG lança podcast semanal para debater e explicar sobre várias áreas da Medicina Veterinária, da Zootecnia e do cotidiano

Conselho Ativo

27/04/2021

CRMV-MG solicita à Secretaria de Saúde inclusão de médicos-veterinários em grupo prioritário na vacinação contra Covid-19

Em mais uma ação da incessante busca pela inclusão dos médicos-veterinários no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 em Minas, dessa vez o CRMV-MG acionou a Secretaria de Estado de Saúde. A solicitação foi feita através do médico-veterinário e deputado estadual, Coronel Henrique, no último dia 19 de abril.

 

Por meio do ofício nº 0129/2021/GAB/CH, foi solicitada a emissão de uma Nota de Esclarecimento aos 853 municípios mineiros a respeito da necessária inclusão dos Médicos-Veterinários no rol de “Trabalhadores da Saúde” como grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.  

Ocorre que as Secretarias Municipais de Saúde de diversos municípios mineiros ao interpretarem o Ofício Circular nº 57/2021/SVS/MS do Ministério da Saúde, estão equivocadamente excluindo os médicos-veterinários do grupo prioritário para vacinação contra Covid-19, apesar do referido Ofício ser claro em incluí-los no rol de “Trabalhadores da Saúde”, assim como determina a Resolução nº 287, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Os trabalhadores que o Ministério da Saúde esclareceu que NÃO serão contemplados nos grupos prioritários são os trabalhadores dos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal). Ou seja, os prestadores de serviços desses estabelecimentos, que não se enquadram no rol de “Trabalhadores da Saúde” nos termos da Resolução 287 do CNS é que não serão vacinados nesse momento. Portanto, a vacinação dos médicos-veterinários do Estado, como profissionais da saúde que são, precisa ser incluída no rol de grupo prioritário para vacinação”, explica Coronel Henrique no documento.

A vacinação dos médicos-veterinários contra Covid-19 constitui importante garantia para a promoção da saúde pública no estado.