Consulta Pública | MAPA

Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos

Consulta Pública | IMA

Normas para cadastro de Médico Veterinário responsável pela execução de vacinação contra brucelose

Consulta Pública | IMA

Exigências para recepção de matéria-prima previamente extraída pelo produtor rural em estabelecimentos de produtos de abelhas e derivados sob inspeção do IMA.

Edital nº 02/2022

Prêmio COFTOSA – Prêmio de Conscientização da Retirada da Vacinação contra a Febre Aftosa

Intoxicação de animais

Mapa determina recolhimento de petiscos caninos da marca Balance

Conselho Ativo

27/09/2022

II Encontro de Coordenadores do Curso de Medicina Veterinária

CRMV-MG realiza encontro para debater o novo cenário da profissão e troca de experiências com coordenadores do curso de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais

 

Durante a última sexta (23) e sábado (24) foi realizado o II Encontro de Coordenadores do Curso de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais, durante a Expovet 2022, em Belo Horizonte. O Encontro foi promovido pelo CRMV-MG, com o objetivo de debater o novo cenário das profissões, trocas de conhecimentos e normativas e processo fiscalizatório que incide sobre as instituições de ensino.

 

Foram mais de 16 horas de conteúdos disponibilizados através de Palestras, Mesa Redonda e Atividades Interativas. O presidente do CRMV-MG, dr. Bruno Divino, abriu o evento agradecendo a participação de todos e salientando o papel do Conselho Regional e dos Coordenadores na responsabilização da formação de novos profissionais e apresentando o cenário da área no estado.

 

As temáticas das palestras realizadas incluíam: Panorama do Ensino da Medicina Veterinária no Brasil e em Minas Gerais; Atualização do novo instrumento de avaliação do MEC; Ensino do Bem-Estar animal; Importância da Medicina Veterinária Coletiva nos cursos de graduação; Programas de aprimoramento, estágios e vivências; Como aplicar metodologias ativas no ensino da Medicina Veterinária e a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino híbrido da Medicina Veterinária.

 

Foram realizadas três Mesas Redondas com o intuito de debater os temas: Diretrizes Curriculares Nacionais e a abordagem curricular da extensão, Ensino da inspeção: a importância para o mercado e qual o profissional que o mercado de trabalho demanda?

 

Durante o sábado o dr. Adolfo Firmino da Silva Neto, coordenador do curso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou uma atividade interativa em grupos para debater a Responsabilidade Técnica em cursos de Medicina Veterinária, com elaboração de mapa mental e compartilhamento de ideias.

 

Para a dra. Ivana Siqueira, coordenadora na Faculdade Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete (UNIPAC Lafaiete) os temas abordados foram muito pertinentes com palestrantes extremamente competentes em suas abordagens. Na visão da coordenadora, o curso de Medicina Veterinária possui uma matriz curricular muito complexa pela diversidade de conteúdos que precisam ser abordados. “Não há como generalizar, mas certamente as disciplinas de parasitologia e aquelas relacionadas às doenças infectocontagiosas são as que apresentam os maiores desafios”, comentou.

 

Para dr. André França, coordenador na Pitágoras Uberlândia, o encontro permite um alinhamento do conhecimento de forma mais orgânica. “As temáticas abordadas no decorrer do evento proporcionam o compromisso de entregar algo melhor que entregaram para mim, no sentido de melhoria continua”, observou.

 

O II Encontro de Coordenadores do Curso de Medicina Veterinária de Minas Gerais, foi encerrado com uma Mesa Redonda, mediada pelo presidente do CRMV-MG dr. Bruno Divino, com as participações da dra. Fabrizia Cury, dr. Abílio Domingos, dra. Suzane Bier e dra. Cláudia do Prado. Na qual foi debatido o perfil profissional que o mercado procura, dando ênfase na necessidade de uma assertividade no ensino e nas escolhas e na boa qualificação.

 

 

Assessoria de Comunicação do CRMV-MG