Valorização Profissional

Conheça o trabalho das médicas e médicos-veterinários em supermercados

Educação Continuada

Simpósio Mineiro de Equinocultura é realizado com apoio do CRMV-MG

Educação Continuada

Artigo técnico analisa aplicabilidade da acupuntura em pequenos animais

Conselho Ativo

CRMV-MG participa de reunião sobre estratégias para tornar Minas Gerais livre de Febre Aftosa sem vacinação

Educação Continuada

Conselho apoia realização de curso sobre Dermatologia Veterinária

Escola de Veterinária da UFMG

12/04/2019

Dra. Laiza Bonela palestra sobre ações desempenhadas no desastre de Brumadinho

Presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-MG, a médica veterinária dra. Laiza Bonela realizou na última quarta-feira (10), uma palestra na Escola de Veterinária da UFMG com o tema: “A Medicina Veterinária no Enfrentamento de Desastres Ambientais: A Tragédia de Brumadinho”. O CRMV-MG coordenou as ações de resgate e tratamento de cerca de 400 animais no desastre de Brumadinho.

O evento teve o intuito de informar sobre como ocorreram as ações dos profissionais de Medicina Veterinária na região afetada pelo rompimento da barragem e compartilhar experiências práticas da atuação de campo junto aos alunos. Dra. Laiza falou sobre as ações conduzidas na região afetada pelo rompimento da barragem, seu planejamento e a organização nas áreas de atuação. Ela ainda destacou o aprendizado absorvido durante os dias de atuação em Brumadinho e o sucesso dos atendimentos realizados.

As ações coordenadas pelo CRMV-MG em Brumadinho contaram com a participação da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa Minas), da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG), da World Animal Protection (organização internacional de bem-estar animal sem fins lucrativos), de voluntários e de ONGs, como a Federação Humanitária Internacional Fraternidade e a Arca da Fé Resgate Animal e do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Os procedimentos desempenhados consistiram em resgatar os animais, encaminhando-os até duas fazendas viabilizadas pela mineradora, onde foram realizados os procedimentos de acolhimento e dos tratamentos necessários.