Educação Continuada

CRMV-MG disponibiliza desconto exclusivo para o CBA 2024

Nota Técnica

CRMV-MG emite Nota sobre realização da Stock Car em Belo Horizonte

Programa Capacita

CRMV-MG desenvolve programa destinado a capacitar profissionais

Valorize Vet

CRMV-MG e SEBRAE-MG promovem evento sobre impulsionamento de clínicas veterinárias

V&Zcast, o Podcast do CRMV-MG

CRMV-MG lança podcast semanal para debater e explicar sobre várias áreas da Medicina Veterinária, da Zootecnia e do cotidiano

V&Zcast, o Podcast do CRMV-MG

10/08/2023

CRMV-MG lança podcast semanal para debater e explicar sobre várias áreas da Medicina Veterinária, da Zootecnia e do cotidiano

O V&Zcast é um canal de conteúdo voltado às profissões, trazendo informação de qualidade e convidados que são referência em suas áreas de atuação. 


O Podcast tem um episódio novo toda quinta-feira, e trará assuntos de interesse da Medicina Veterinária, da Zootecnia e da sociedade como um todo.


No V&Zcast falamos de atuação profissional, ética, saúde única, agronegócio, carreira, saúde mental, empreendedorismo e muito mais. 


Também compartilhamos as ações realizadas pelo Conselho e dividmos histórias inspiradoras de profissionais que atuam na Medicina Veterinária e Zootecnia.


Disponível nas principais plataformas de áudio (Spotify, Deezer e Soundcloud) e em formato de videocast no YouTube


#1 História e evolução do CRMV-MG e seu papel para a Medicina Veterinária e Zootecnia 



Neste episódio tratamos do contexto sobre a profissão, exploramos a história do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Minas Gerais (CRMV-MG) e discutimos a importância desse órgão para a profissão, mergulhando nas origens do Conselho, seu papel na regulamentação e fiscalização do exercício profissional e os benefícios que traz para a sociedade.


Confira este episódio clicando aqui


#2 A Situação da Influenza Aviária no Brasil e no mundo 



Neste episódio trouxemos em pauta, a influenza aviária, essa doença que afeta animais e humanos, que tem causado muito transtorno desde o final de 2022 para produtores e profissionais. O Dr. Bruno Divino conversou com a Dra. Izabella Hergot, que é médica-veterinária e responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola no estado sobre esse cenário tão preocupante.


Confira este episódio clicando aqui.


#3 O que é Esporotricose? Situação atual da doença e sua relação com a Saúde Única



Neste episódio o CRMV-MG convidou as Dras. Maria Helena Franco, médica-veterinária do Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte e Contagem e presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-MG e Dra. Myrian Iser, médica-veterinária e Tesoureira do CRMV-MG para traçar um panorama da Esporotricose no Brasil, pontuando as principais características desta zoonose e destacando os principais desafios para o combate da doença.


Confira este episódio clicando aqui.


#4 Como acontece o Processo Ético Profissional? Como o médico-veterinário pode evitar processos éticos?



Neste episódio recebemos a Dra. Regiane Reis, procuradora-geral do CRMV-MG, que esclareceu as principais dúvidas sobre o tema como: etapas de abertura e julgamento do Processo Ético Profissional, o papel dos Conselheiros no julgamento dos casos, penalidades que podem ser aplicadas aos profissionais e a proteção da sociedade através da transparência dos julgamentos.


Confira este episódio clicando aqui.


#5 Ouvidoria do CRMV-MG, como entrar em contato e/ou fazer uma denúncia?



Neste episódio recebemos o Dr. Joaquim Paranhos Amâncio, superintendente do CRMV-MG, que esclareceu as principais dúvidas dos profissionais sobre como entrar em contato com o CRMV-MG , e também, sobre como realizar denúncias oficiais, para que a fiscalização do Conselho possa entrar em ação.


Confira este episódio clicando aqui


#6: Manejo populacional - desafios e perspectivas



Neste episódio recebemos a Dra. Ana Liz, que é Médica Veterinária e doutorada em epidemiologia pela UFMG e conselheira do CRMV-MG, e ela falou sobre as principais dúvidas e questões relacionadas ao controle populacional de cães e gatos, e sobre o projeto nacional que tramita nos congressos para o manejo de cães e gatos de forma ética e efetiva.


Confira este episódio clicando aqui


#7: Atuação da Medicina Veterinária em desastres, com Carla Sássi



Neste episódio recebemos a Dra. Carla Sássi, Médica Veterinária, Bacharel em direito e ex-vereadora em Conselheiro Lafaiete, MG. Responsável técnica pela Associação Lafaietense de Proteção aos Animais (ALPA) e coordenadora do GRAD. Ela conta um pouco de como surgiu a iniciativa de atuação em desastres e da sua experiência e evolução dessa área de atuação.


Confira este episódio clicando aqui


#8 Como é a atuação de médicos-veterinários em desastres ambientais? Dr. Aldair Woyames Pinto no V&Z Cast



Neste episódio recebemos o Dr. Aldair Woyames Pinto, Médico Veterinário, pós-doutorado em patologia investigativa, presidente da ANCLIVEPA e diretor da Sociedade Mineira de Medicina Veterinária, membro da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-MG, Diretor Chefe do Hospital Público Veterinário e do Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte Minas Gerais, coordenador do Grupo de Resgate Animal GRABH atuando como médico veterinário e bombeiro civil. E no bate-papo de hoje, o Dr. Aldair contou diversos casos e dificuldades enfrentadas nessa área que ganha cada vez mais espaço e notoriedade no meio da Medicina Veterinária.


Confira este episódio clicando aqui.


#9 Como ser um médico-veterinário e empreender na profissão? Dr. Afonso Lopes no V&Z Cast



Neste episódio recebemos o Dr. Afonso Lopes, empreendedor e médico-veterinário, sócio-diretor e RT do hospital MedVeter, sócio-proprietário da clínica veterinária e pet shop Agroveter, secretário-geral e conselheiro do CRMV-MG e mebro da AVZ, Associação Norte Mineira dos Médicos-Veterinários e Zootecnistas. E no bate-papo, Dr. Afonso divide conosco um pouco de sua trajetória e aborda os principais desafios enfrentados por um médico-veterinário e empreendedor. Ele também compartilha relatos dos desafios mercadológicos comumente enfrentados por quem decide empreender na Medicina Veterinária.


Confira este episódio clicando aqui.


#10 ESG, Agronegócio, Sustentabilidade, Medicina Veterinária inovadora. Com Vitoriano Dornas#11 Conheça os mistérios da vacinação em pets, com Dr. Rubens Carneiro 



Neste episódio recebemos o Vitoriano Dornas, Médico-Veterinário, especialista em produção de ruminantes pela ESALQ e CEO da Carapreta, empresa de proteínas nobres. Exploramos esse case de sucesso e discutimos o futuro sustentável do agro, novas tecnologias, e elucidamos o caminho percorrido pelo CEO da Carapreta.


Confira este episódio clicando aqui.


#11 Conheça os mistérios da vacinação em pets, com Dr. Rubens Carneiro 



Neste episódio recebemos o Dr. Rubens Carneiro, Médico-Veterinário com mestrado e professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, para falar sobre a situação das vacinas em seus processos e protocolos, além de todas as questões de confiabilidade, importância e qualidade das vacinas que os pets devem receber para estar com a saúde bem protegida.


Confira este episódio clicando aqui.


#12 Outubro Rosa Pet, entenda mais sobre a importância desta campanha



Neste episódio recebemos três grandes nomes da Medicina Veterinária mineira, para ressaltar a importância da campanha do Outubro Rosa pet, na prevenção e no tratamento do câncer de mama, principalmente em cadelas e gatas que costuma ser muito frequente.


Confira o episódio clicando aqui.


#13 O que é Saúde Única? Conheça o projeto que difunde este conceito para a sociedade



Neste episódio recebemos a dra. Camila Oliveira, que é Médica Veterinária, professora da UFMG e coordenadora do projeto Semeando Saúde Única, que foi o foco da conversa no podcast. O projeto é uma parceria do CRMV-MG com a escola de veterinária da UFMG.


Confira o episódio clicando aqui.


#14 O Universo da Gestão Técnica na Medicina Veterinária, com Sergio Lobato 



Neste episódio recebemos o Dr. Sergio Lobato, que é Médico Veterinário e um dos principais nomes da gestão técnica no universo veterinário no mundo. O foco do podcast é alertar os profissionais e empreendedores, sobre a importância de um gestor técnico para que seu negócio funcione dentro da regularidade e com o melhor rendimento possível.


Confira o episódio clicando aqui.


#15 Desmistificando o leite, com a Dra. Ana Paula Menegatti




Neste episódio, recebemos a dra. Ana Paula Menegatti, que é Médica-Veterinária e diretora comercial do Beba Mais Leite. O bate-papo teve o intuito de informar profissionais e a população em geral, sobre os benefícios do consumo diário do leite e dos mitos que circundam o mesmo, além de explicar uma nova vertente no mercado que é o leite A2, ainda muito pouco conhecido. 


Confira o episódio clicando aqui.


#16 O que é Saúde Única?



Neste episódio, recebemos o Dr. David Soeiro Barbosa, Médico Veterinário, Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre e Doutor em Epidemiologia e Saúde Pública, para falar sobre a Saúde Única e qual a importância da Medicina Veterinária e da Zootecnia na vida humana e do meio ambiente e não apenas na dos animais.


Confira o episódio clicando aqui.


#17 A degradante situação da acumulação de animais, com Danielle Ferreira 



Neste episódio, recebemos a Dra. Danielle Ferreira, Médica-Veterinária com mestrado, possui doutorado em ciência animal e atualmente é professora associada do departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Medicina Veterinária pela UFMG, para falar sobre a situação de acumulação de animais que é algo comum em todos os cantos do país, e como isso é prejudicial para a saúde única.


Confira o episódio clicando aqui.


#18 Campo de oportunidades na Zootecnia e Medicina Veterinária

 


Neste episódio, recebemos o Dr. Bruno Rocha, Médico-Veterinário, especialista em Gestão Estratégica da Informação e em Gestão de Negócios,  para falar sobre os diversos campos e oportunidades que existem no mercado para Zootecnistas, Médicos e Médicas Veterinárias.


Confira o episódio clicando aqui.


#19 Os desafios com a Saúde Mental na Medicina Veterinária


Neste episódio, recebemos a Dra. Bianca Gresele, mestre em psicologia e fundadora da EKOAVET, para falar sobre um tema que tem sido muito priorizado pelo CRMV-MG, que é a situação da saúde mental dos profissionais da Medicina Veterinária, que tem sido uma grande preocupação.


Confira o episódio clicando aqui.


#20 Minas busca status de livre da Febre Aftosa sem vacinação

Neste episódio, recebemos o Dr. Guilherme Negro Dias, Médico-Veterinários, conselheiro do CRMV-MG e Diretor Técnico do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), para falar sobre o status alcançado por Minas Gerais, como estado livre de Febre Aftosa sem vacinação.


Confira o episódio clicando aqui.


#21 Cenário agropecuário mineiro, com o Secretário da agricultura, Thales Fernandes


Neste episódio, recebemos o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, para falar sobre o cenário da agropecuária no estado e quais os planejamentos e perspectivas para o futuro.



Confira o episódio clicando aqui.


#22 Panorama da Medicina Veterinária, com o Dr. Francisco Cavalcanti



Neste episódio, recebemos o Dr. Francisco Cavalcanti, Médico-Veterinário e presidente do CFMV, para falar sobre o panorama atual da Medicina Veterinária, suas ocupações e ensino.


Confira o episódio clicando aqui.


#23 Panorama das profissões na Medicina Veterinária e na Zootecnia


Neste episódio, recebemos o Dr. João Ricardo Albanez, zootecnista e vice-presidente do CRMV-MG, para falar sobre o mercado e dar um panorama sobre as profissões dos médicos-veterinários e zootecnistas.


Confira o episódio clicando aqui.


#24 Ensino da Zootecnia em Minas Gerais, com Rodrigo Leitão


Neste episódio, recebemos o Dr. Rodrigo Leitão, Zootecnista, ex-conselheiro do CRMV-MG e atual conselheiro efetivo do CFMV para falar sobre a qualidade do ensino da zootecnia no estado mineiro.


Confira o episódio clicando aqui.


#25 Avicultura em Minas Gerais; a influenza chegou?

Neste episódio, recebemos o Dr. Gustavo Ribeiro Fonseca, médico-veterinário e diretor técnico da Avimig, para falar sobre o cenário da avicultura em Minas Gerais e também no Brasil.


Confira o episódio clicando aqui.


#26 A importância da Leishmaniose no controle de doenças e na Medicina Veterinária

Neste episódio, recebemos o Dr. Vitor Márcio Ribeiro, Médico-Veterinário e presidente da Sociedade Mineira de Medicina Veterinária, para falar sobre o progresso e os avanços que vieram com a Leishmaniose.


Confira o episódio clicando aqui.


#27 O uso indevido de antimicrobianos na Medicina Veterinária


Neste episódio, recebemos o Professor Rodrigo Otávio Silveira, Médico-Veterinário e Professor Adjunto da disciplina de Doenças Bacterianas da Escola de Veterinária da UFMG, para falar sobre o uso de antimicrobianos e a resistência das bactérias por conta  do o uso indevido.


Confira o episódio clicando aqui.


#28 Desenvolvimento de pesquisadores dentro da Medicina Veterinária


Neste episódio, recebemos o Dr. Gustavo Fontes Paz, médico-veterinário e pesquisador titular da Fiocruz, para falar sobre o trabalho e a importância da pesquisa na área da Medicina Veterinária.


Confira o episódio clicando aqui.


#29 Conheça mais sobre a Medicina Veterinária Legal


Neste episódio, recebemos a Dra. Luisa Lisboa, médica-veterinária e presidente da comissão de Medicina Veterinária Legal, para falar sobre a atuação na área da Medicina Veterinária Legal.

Confira o episódio clicando aqui. 


#30 A ascensão das mulheres e o papel crucial no agronegócio cavalo


Neste episódio, recebemos a Dra. Cristiana Gutierrez, cardiologista, criadora da raça Mangalarga Marchador e presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, para falar sobre o cenário do agronegócio do cavalo e da presença da mulher nesse universo.


Confira o episódio clicando aqui.


#31 A violência doméstica e a Teoria do Elo


Neste episódio, recebemos a  Dra. Laiza Bonela, médica-veterinária e Coordenadora Científica do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo para falar sobre a teoria do elo e a relação entre a violência animal e a violência às mulheres.


Confira o episódio clicando aqui.